A inteligência emocional é a habilidade de expressar e administrar os sentimentos apropriadamente e também respeitando os sentimentos dos outros. Todas as crianças têm a capacidade de desenvolver a própria inteligência emocional desde muito cedo, não importando as diferenças de desenvolvimento ou deficiências. 

Uma criança que consegue com uma boa inteligência emocional terá um desenvolvimento cognitivo melhor e poderá ter relacionamentos mais saudáveis desde a infância até a vida adulta. Além de conseguir os seus objetivos com mais facilidade.

Aqui vão 4 dicas para ajudar uma criança a desenvolver a inteligência emocional:

  1. Nomeie as emoções: existem as emoções positivas: alegria, esperança, animação e as negativas como: tristeza, doloroso, chateação, raiva. Todas fazem parte do nosso dia a dia e temos que aprender a lidar com elas. Nomeá-las no momento em que a criança está sentindo ajuda muito. As frases podem ser, por exemplo, “Eu sei que você está triste porque não foi para a escola hoje.”, “Posso ver como você está feliz depois de montar o quebra cabeça”.
  2. Mostre empatia: tente entender o que a criança está sentindo. Mesmo que não concorde. Entenda que naquele momento o sentimento é muito importante para a criança e pode tomar grandes proporções.
  3. Ensine maneiras práticas de lidar: as crianças precisam ser ensinadas a lidarem com as emoções através de maneiras práticas. Como, por exemplo, respirar profundamente quando estiver nervosa, ou se afastar da situação antes de tomar uma atitude impensada. Outra ideia é também criar um kit com materiais que ajudam a controlar os sentimentos. O kit pode conter um livro para colorir, um CD com músicas que acalmam ou um livro engraçado. Os materiais são individuais e podem ser montados em parceria e comum acordo com a criança.
  4. Desenvolva a resolução de conflitos: parte da inteligência emocional é a resolução de conflitos. Depois que os sentimentos forem nomeados e entendidos, chegou a hora de resolver o conflito envolvido. Se a criança errou, por exemplo, pense junto como fazer para que o erro não ocorra novamente. Ou se existem outras pessoas envolvidas, pode ser feita uma lista com ideias para resolver a situação.

A inteligência emocional pode ser desenvolvida desde os 2 ou 3 anos de idade até a vida adulta. As situações que causam os sentimentos são diferentes e, assim, mudam-se as ferramentas para lidar. Importante os pais estarem atentos para as oportunidades onde esses recursos à favor da inteligência emocional podem ser desenvolvidos. 

Um bom momento, por exemplo, é  na hora da leitura de uma história em que os sentimentos dos personagens são discutidos ou a criança pode dar um outro final à história. Na história do Pinóquio, por exemplo, a criança pode dizer como se sente em relação à mentira. Já na história de João e Maria, a criança poderá se colocar no lugar dos irmãos- perdidos na floresta-, para narrar os sentimentos que a despertam.

Com certeza, com uma educação emocional desenvolvida desde a infância, nossa sociedade poderá lidar melhor com as adversidades e melhor, assim, sua convivência. 

Autor(a)

Escrever um comentário