O sarampo é uma doença viral que voltou a nos assustar, médicos e sociedade, com uma nova epidemia atingindo pessoas de todas as idades. Mas você sabe a melhor forma de se proteger dessa doença?
Acertou quem respondeu : vacinação. Sim, amigos, a melhor maneira para mantê-la longe de você e de seus filhos é através da imunização pela vacina, tendo em vista que a contaminação ocorre de forma direta por meio das secreções do nariz e da boca expelidas ao tossir, falar ou espirrar.
Também é preciso estar atento aos sintomas:
Toda pessoa que tiver febre e manchas no corpo e um ou mais dos seguintes, com tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, precisa ser avaliada!
Mas, você sabe como é a evolução dessa doença?
1. Inicia com um quadro que parece muito uma gripe: tosse, coriza, olhos vermelhos e FEBRE.
2. Nessa fase do resfriado podem surgir as manchas de Koplik que ficam dentro da boca da criança – são pontinhos brancos dentro da bochecha.
3. Depois de 3 a 5 dias a criança começa a ficar com o corpo vermelho: o vermelho inicia atrás das orelhas e na linha do cabelo e depois vai descendo para o corpo, braços e pernas.
4. Uns 3 a 4 dias após aparecer esse vermelhão é que a febre baixa, ou seja, a criança fica tendo febre enquanto está com o corpo vermelho.
5. Esse vermelhão dura uns 5 a 6 dias.
E por que essa doença pode ser perigosa? O sarampo pode deixar sequelas?
As complicações da doença, que incluem otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas, podem provocar sequelas como surdez, cegueira, retardo do crescimento e redução da capacidade mental. A Panencefalite Esclerosante Subaguda, causada pelo sarampo, é uma doença degenerativa do sistema nervoso central que pode aparecer até 7 anos após ter manifestado a doença, com deterioração comportamental, cognitiva e intelectual e crises convulsivas – o risco é de 4 a 11 em cada 100.000 casos de sarampo. Já os riscos de morte é de 1 a 2 a cada 1.000 crianças
Por isso, a vacinação é essencial!
Mas sabemos que existem muitas dúvidas que assombram as famílias na hora da imunização. Para ajudá-los a sanar esses pontos, preparei um quadro com as informações fundamentais sobre a vacina do sarampo: