Os filhos crescem, e de um dia para o outro aquela criança que te pedia colo agora está te pedindo… um celular! Hoje no Brasil 74% das crianças de 10 a 12 anos já possuem celular próprio*. Diante desta realidade os pais acabam cheio de dúvidas.
Mas afinal, com que idade devo dar um celular próprio para o meu filho? Eu posso restringir o acesso a alguns aplicativos? Quantas horas diárias devo deixar o meu filho acessar o celular? E o mais importante de tudo, quais as novas regras da casa diante deste novo cenário.
O fato é que as crianças nos têm como exemplo, então, a primeira coisa a fazer é pensar em regras que os pais também possam cumprir. É lógico que o celular é a nossa ferramenta de trabalho e isto tem que ficar claro para as crianças. Com relação a restrição de uso, já existem aplicativos para os pais monitorarem e estabelecerem regras de horários do celular (o AppGuardian por exemplo faz isto).
REGRAS BÁSICAS:
- Deixe claro que tudo o que eles escreverem está documentado. Portanto, diga a eles que não devem escrever nada que não gostariam de ouvir.
- Eles deve saber que na internet não devem conversar com estranhos. Assim como eles não conversariam com um estranho na rua, na internet é a mesma coisa.
- É importante salientar que eles não devem colocar nas redes sociais lugares e horários que irá se encontrar com amigos.
- #BullyingNãoÉMimimi, explique que mesmo na internet eles deve respeitar os seus colegas. Assim como eles gostam de ser respeitados. Bullying é um crime previsto na Lei número 13185/2015.
- É bom sempre lembrá-los dos 3Ns: Nudes Nunca pra Ninguém.
- Deixe claro que eles devem escrever somente aquilo que eles têm coragem de falar publicamente.
- Diga a eles para não publicar imagens com o uniforme da escola nas redes sociais.
- Estipulem juntos as regras de horário de uso. Vocês devem entrar em acordo, pais e filhos, dos horários em que a criança pode acessar o celular (se necessário utilize um aplicativo que organiza os horários de uso, o AppGuardian faz isto por exemplo).
- Deixe claro para o seu filho que vocês pais ou tutores são os responsáveis legais por tudo o que eles fizerem na internet segundo (Artigo 932 do Código Civil Brasileiro).
- É importante falar para seus filhos que eles devem avisar se algum estranho estiver ameaçando-os nas redes sociais.
- Oriente que não é certo compartilhar boatos ou notícias que eles não sabem se é verdade. Existe muita notícia falsa na internet. E mesmo boatos de colegas da escola, não devem ser compartilhados.
- Os limites de idade existem para a proteção dos pequenos. Então, verifique as regras de uso e a indicação de idade antes de acessar aplicativos e sites. Algumas das redes sociais só podem ser usadas por crianças com idade mínima de 13 anos.
- Ensine seus filhos que eles devem proteger a sua própria privacidade.
- Horário de aula não é horário de acessar o celular. Se você ACREDITA nisto, defina isto como premissa.
- Instrua seus filhos para não utilizar o celular na rua, ele tira o foco da atenção e pode ser perigoso.
- Intercale atividades. As crianças devem fazer atividades físicas correr, jogar bola, ajude-os a administrar e equilibrar o tempo de uso para que não fiquem somente no celular.
- Não fique na internet até tarde. Explique que crianças em fase de crescimento precisam dormir bem.
- Equilibre o uso de celular, brinque com os amigos e mantenha os estudos sempre em ordem.
- Mantenha o diálogo aberto. Diga a eles que conversem sempre com você se tiverem algum incomodo com alguma situação da internet. É muito importante conversar sempre, e lógico esteja aberta(o) a ouvir.
- Explique para a criança que o celular é um privilégio e não um direito.
1 Comentário
Adorei o texto com instruções bem claras! 🙂