Com os jogos olímpicos e paraolímpicos ocorrendo as atenções se voltam para os esportes e para a hora certa das crianças começarem a praticá-los.

Toda a atividade física é importante, mesmo que seja uma caminhada ou uma corrida de pequena distância. E, neste sentido, toda criança precisa de uma atividade física não somente para a saúde e desenvolvimento físico, mas também para a saúde mental. A atividade física traz benefícios como diminuição do estresse, foco, consciência do próprio corpo e movimentos, trabalho em grupo, saber esperar a vez, incentivar uma competição saudável, melhorar a autoestima, aprender a aceitar os erros, ter objetivos a atingir, ter metas, construir auto respeito, desenvolver criatividade e resolução de conflitos. 

Todas essas habilidades são muito importantes para a saúde mental de uma criança e contribuem também para desenvolvimento sócio emocional. As atividades físicas em grupo, por exemplo, ajudam na interação e socialização tão fundamentais para o desenvolvimento das crianças.

E começar é  muito simples. As crianças aos 3 anos já conseguem ter foco para 10 minutos de atividade física. As músicas infantis com movimentos ajudam muito na coordenação motora, na linguagem oral e na concentração. As tarefas de casa também são ótimas para ajudar na movimentação e fazem com que a criança se sinta incluída na família. Pode ser arrumar a mesa, arrumar as roupas, arrumar o próprio quarto, por exemplo.

Com 5 anos, a criança já tem uma atenção maior e gosta de se movimentar. Coloque a atividade física dentro da rotina familiar. Não são necessários muitos materiais: uma bola, uma almofada para brincar de obstáculo ou uma corda. Traga de volta a Amarelinha, o Caracol e o Passa Anel. Cante músicas da sua infância como: Meu Pintinho Amarelinho, O Sapo não lava o pé, A dona Aranha. Elas têm muitos movimentos e são divertidas.

Aos 7 anos, as crianças já podem praticar um esporte mais estruturado para testar as próprias habilidades. O ideal é que os pais incentivem que ela “experimente” esportes diferentes para reconhecer onde consegue ter mais habilidades. Clubes nas férias, ONGs e muitas prefeituras têm alguns programas com esportes que podem ser explorados pelas famílias.

O importante é se movimentar e incentivar a atividade física.

Autor(a)

Escrever um comentário