Tanto adultos como  crianças estão com uma avalanche de informações o tempo todo e de vários assuntos. Neste contexto, é muito difícil  processar e saber diferenciar o que é fato do que não é fato. As preocupações são várias: enchentes, estiagem, fogo, pandemia, vacina, mudanças climáticas, animais em extinção, etc.

E fica cada vez mais difícil lidar com tantos fatos que ocorrem todos ao mesmo tempo. Os adultos mal têm tempo para processar mentalmente um acontecimento, e, pouco depois, já ocorre outro evento que exige atenção.  E como será essa avalanche de informações para as crianças?  Será que ela consegue processar tudo? 

Desde muito cedo a criança começa a desenvolver o que chamamos de pensamento representativo. A criança começa a entender e a representar mentalmente e internamente as pessoas, objetos e eventos. É quando a criança começa a distinguir a fantasia da realidade. Os fantoches e os personagens de histórias têm uma dimensão muito grande se tornando quase reais. A criança tem a fantasia dentro dela e aos poucos, com o amadurecimento, passa a diferenciar a fantasia da realidade e os personagens de ficção das pessoas reais que, por sua vez,  têm sentimentos e dúvidas. 

Uma boa atividade é conversar com a criança sobre o que ela está pensando e sobre o que é real e o que não condiz com a realidade. Ler livros de ficção e não ficção também ajudam bastante. Os pais podem montar um pequeno centro de “faz de conta” ou “casinha” em casa para que a família possa brincar e colocar as fantasias sobre situações. É muito fácil de ser montado. São necessárias algumas caixas grandes e colocar dentro roupas antigas ou fantasias, bonecas de diferentes etnias, pratos e talheres de plástico, panelas de plástico, chapéus, copos de plástico, malas, revistas antigas, celulares quebrados. Além de algumas cadeiras de plástico e mesa. Todos podem brincar. Não importa a idade ou desenvolvimento.  Ele propicia colocar os sentimentos através de situações de fantasia e, assim, será uma boa oportunidade de os pais saberem como o filho está lidando com alguma situação ou mesmo explicar sem que seja necessária uma conversa formal. Não deixe o centro sempre montado. Use-o 3 ou 4 vezes por semana durante um período de tempo. A brincadeira pode ter temas diferentes como: fazenda, praia, noite. Mude os materiais conforme o tema. Por exemplo, para explicar uma nova escola. Os pais podem colocar alguns materiais de uma escola e deixar o filho comandar a brincadeira. 

É muito divertido brincar e ler para uma criança. Todos precisam colocar os sentimentos para fora de uma maneira apropriada. E desenvolver o pensamento representativo é um dos caminhos para ajudar a criança a distinguir uma informação verdadeira de uma não verdadeira.    

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