A alimentação equilibrada é fundamental para o bom desempenho escolar e em todas as áreas da vida das crianças, lanches não balanceados e não nutritivos podem causar hipoglicemia ou hiperglicemia, consequentemente sonolência e dificuldades no aprendizado.
Na idade escolar as crianças ainda em desenvolvimento de cérebro, neurotransmissores, fala, concentração, ou seja, o corpo como todo, necessitam de muitas vitaminas e minerais. Na falta desses nutrientes a velocidade do raciocínio, memória e aprendizagem ficam prejudicados, além do sistema imunológico mais fraco, dores de cabeça, infecções, resfriados, distúrbios intestinais foram todos problemas citados no estudo da Universidade de Ohio, EUA, que apontou como uma das causas o consumo regular de fast-food. Participaram do estudo 11740 crianças na idade de 3 anos.
A praticidade nos lanches industrializados, empacotados e com maior prazo de validade é com certeza a maior razão para o consumo desses alimentos, uma vez que com a vida corrida de mamães e papais a missão não é nada fácil, mas vale a pena conhecer seus malefícios e ir à luta por uma lancheira mais saudável para nossos pequenos.
Para melhorar a alimentação e desempenho do seu filho procure trocar os cereais refinados pelos integrais, tortinhas caseiras, pães com recheios de frango, queijos e frutas são uma boa solução.
Frutas picadas com canela, aveia, granola, quinoa em flocos, leite de coco em pó são alternativas saborosas que nunca podem faltar.

Prefira os sucos naturais com o mínimo de açúcar e sem coar, se seu filho não está acostumado, faça a evolução em diminuir o açúcar e aumentar a quantidade de bagaço do suco gradativamente.

Ovos de codorna, cenouras baby, tomate cereja, frutas secas, castanhas podem fazer um charme na lancheira, além de serem extremamente nutritivos.

Para as crianças que sentem mais fome ou não se alimentam tão bem no almoço uma crepioquinha, aveiocas com recheios de frutas, queijos e frango é uma excelente alternativa.

Cuidado com a quantidade, uma lancheira muito cheia assusta crianças e as fazem comer menos.

Para melhor conservação dos alimentos, coloque uma bolsa de gel (dessas que usamos para fazer compressas, compradas em farmácias) e coloque-a congelada dentro da lancheira.

Receita de Aveioca nutritiva

Massa:
1 ovo Batido
1 colher de sopa de aveia em flocos
2 colheres de sopa de beterraba ralado fino ou espinafre cozido.

1 pitada de sal
Salsinha à gosto
Recheio:
1 colher de sopa de peito de frango desfiado e refogado e temperado à gosto com temperos
naturais.
1 colher de sobremesa de coalhada seca.
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes até ficar bem homogêneo e levar em frigideira antiaderente
como se fosse uma panqueca. Recheie envie como um lanche frio.
O recheio pode ser substituído por frutas picadas, pasta de amendoim e outros.

Autor(a)

Escrever um comentário