“Ensine seus filhos a fazer do palco da sua mente um teatro de alegria, e não um palco de terror” – Augusto Cury

Que tal produzirmos uma peça de teatro em família?

Isso mesmo! Neste tempo de isolamento social não podemos ir ao teatro, mas o teatro pode estar dentro da nossa casa! E minha ideia hoje é te contar que podemos produzir, então, uma peça junto com a nossa família.

A arte permite encontramos instrumentos valiosos que nos auxiliam a desenvolver e ampliar nossa imaginação e percepção, e nos faz entender melhor quem somos e o mundo que vivemos. E neste contexto, o teatro é uma ferramenta muito potente para o desenvolvimento infantil, pois envolve corpo, voz e mente em uma brincadeira prazerosa.

Ainda mais nesse tempo tão diferente que estamos vivendo, buscar formas para nos sentirmos bem é um caminho muito importante para a manutenção da nossa saúde física e mental- que, por sua vez, tem reflexos diretos no bem estar dos nossos filhos.

Que tal então proporcionar a eles momentos de encantamentos e alegria e deixar a vida da família toda mais alegre e colorida com o teatro?

 

Mãos na massa

Tudo deve ser proposto de maneira lúdica, sem a preocupação com a técnica, mas com o processo e com a construção realizada pelas crianças.

  • Primeiro passo é criar um roteiro sobre o que será a peça? A família pode criar uma história juntos ou podem escolher uma história/poesia que já é conhecida por todos.
  • Segundo passo é ver quem serão os personagens da história. A partir daí, cada um pode criar o seu figurino com roupas que estão disponíveis em casa ou com papel craft, se caso a peça falar, por exemplo, sobre animais. Ah, uma dica extra:  lápis aquarela é um perfeito aliado para a pintura facial 😉
  • Terceiro passo é determinar os dias e os horários dos ensaios, tanto individuais quanto coletivos.
  • Quarto passo será a criação do cenário para o espetáculo. Essa parte também é bem divertida! Vocês irão escolher o local onde será apresentada a peça. Minha sugestão é que seja um cômodo onde dê para colar o cenário que será produzido para a peça. Vocês vão precisar de papel craft, tinta guache, pincel e durex largo para colar o cenário.
  • O quinto passo é marcar a data do espetáculo e, se possível, fazer um convite com a data e colar na geladeira, para que ninguém esqueça dessa data especial.
  • No dia da apresentação se todos os “atores” concordarem, você pode também filmar ou até mesmo transmitir a peça para seus amigos e família. Ou até mesmo marcar uma grande estreia, quando tudo isso passar, durante um almoço de domingo, por exemplo.

Mais duas propostas para toda família:

  • Teatro de bonecos ou fantoches – As crianças juntamente com a  família podem construir os personagens com materiais reciclados, meias e criar a própria cortina de teatro. Veja mais dicas aqui.
  • Teatro de sombras que vocês também podem criar juntos! Segue a inspiração no site tempo juntos.
  • E aqui vai também uma sugestão de história para vocês se inspirarem a  dramatizá-la com a família!

Autor(a)

Escrever um comentário