As escovas dentais são indispensáveis para que a manutenção da saúde bucal aconteça tanto de adultos como de crianças. Afinal, sem elas estaríamos à mercê de inúmeras doenças. Porém, por serem compostas por plásticos nocivos ao meio ambiente, demoram muitos anos para se degradarem e ainda liberam gases que aumentam o efeito estufa. Mas, para que não passem de heroínas a vilãs temos que estar atentos à forma como elas são descartadas, tendo em vista que são feitas de materiais que podem ser recicláveis.

Como sua família tem descartado as escovas de dentes que já precisam ser trocadas? Já parou para pensar o que acontece depois que ela vai ao lixo? Segundo uma matéria, publicada pela Folha Online em junho de 2001, o Brasil vende cerca de 120 milhões de escovas dentais por ano (Medeiros, 2005). Pensando que o recomendado por nós, cirurgiões dentistas, é a troca das escovas a cada três meses e levando em consideração que cada escova dental pesa em torno de 16g, em um ano são geradas 1920 toneladas de lixo polimérico com escovas dentais no Brasil.

Atualmente, algumas marcas já vêm comercializando escovas dentárias consideradas biodegradáveis, porém como a maioria apresentam cerdas que possuem em sua composição o carvão ativado, ainda não têm sido recomendadas pelos dentistas. Em termos de sustentabilidade quando se trata desse tipo de escovas, se recomenda que as cerdas sejam cortadas e descartadas em lixo reciclável e apenas o cabo descartado em lixo comum ou até mesmo enterrado, pois apenas o cabo, composto por bambu, é de fato biodegradável.

Quanto às escovas comuns, para que sejam totalmente recicláveis, desde as cerdas de nylon até os cabos de plástico, basta que sejam descartadas de forma correta. E o que isso significa? Significa que o descarte não pode ser feito em lixo comum: elas devem ser previamente separadas em casa junto com outros lixos recicláveis para que depois sejam encaminhados para a coleta seletiva. 

Minha dica é que você se informe com as autoridades da sua cidade quais são os dias e horários das coletas de lixo e aproveite também para tirar algumas dúvidas em relação ao que é resíduo comum e o que é reciclável.

Assim, com essas medidas, conseguimos conquistar a saúde bucal da nossa família, além de promovermos a sustentabilidade em nosso planeta. Uma atitude que, além de inspirar, ajuda a garantir que nossos filhos vivam em um mundo melhor.

Autor(a)

Escrever um comentário