O cenário tem sido o mesmo na maioria dos lares. Enquanto administram a nova rotina de home office, pais e mães precisam ainda atender as demandas dos filhos e filhas, que inclui os cuidados básicos com higiene, atenção, auxílio nos afazeres da escola e alimentação.

Porém, com toda a tensão do trabalho e a correria do dia a dia, às vezes falta inspiração no preparo dos lanches das crianças. E, vamos combinar, parece que elas estão ainda com mais apetite nessa quarentena, não é mesmo? 

Para otimizar a rotina das famílias e, ainda, auxiliar no preparo de refeições mais saudáveis e balanceadas, a nutricionista Carolina Feltrin preparou 5 receitas de lanches para fazer nesta quarentena para as crianças. 

“Devemos manter uma alimentação saudável e equilibrada para que nosso organismo fique forte e, possivelmente, mais resistente. Como não é fácil manter tudo em ordem nessa crise que estamos vivendo, vou dar algumas dicas de lanchinhos fáceis e saudáveis para nossas crianças”, afirma. E que tal convidar os pequenos para participar do preparo? Confira!

 

Sorvete saudável de fruta

6 bananas nanicas bem maduras cortadas em rodelas e congeladas 

1 caixinha de morangos higienizados e congelados 

1 pote de iogurte natural bem gelado 

Modo de preparo:
Pegue as frutas congeladas do freezer 15 minutos antes de preparar. Coloque as frutas e o iogurte para bater no processador ou liquidificador e misture bem até ficar homogêneo. No liquidificador é preciso que as frutas estejam um pouco mais amolecidas e bata em porções. Depois coloque a mistura em uma vasilha e volte ao congelador até o ponto de sorvete. 

 

Muffins de banana

1 banana grande bem madura 

1 ovo grande ou 2 pequenos 

2 colheres de sopa de óleo de coco 

2 colheres de sopa de cacau em pó 

3 colheres de sopa de farinha de arroz 

2 colheres de sopa de farinha de aveia 

1 colher de sopa de mel (para maiores de 1 ano) 

1 colher de sopa de açúcar mascavo 

1 colher de café de canela

1 colher de chá de essência de baunilha 

1 colher de chá de fermento

1 colher de café de bicarbonato

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em um liquidificador, bater a banana, óleo de coco derretido, ovo, mel e essência de baunilha. Reserve. 

Em uma vasilha adicione os ingredientes secos, despeje a mistura liquida e misture até ficar homogêneo. Coloque em forminhas de cupcake e leve ao forno por 20 minutos ou até ponto de palito seco. Rende 6 cupcakes.

 

Panquequinha

  1 banana 

1 ovo

1 colher de sopa de aveia. 

Modo de preparo:
Bater tudo no mixer ou mesmo com um garfo (nesse caso, amassar a banana primeiro). Colocar por colheradas a mistura em uma frigideira antiaderente aquecida e deixe dourar os dois lados. Pode servir com geleia ou pasta de amendoim.

 

Dadinhos de tapioca

1 litro de leite 

500g de queijo coalho ralado 

1 pacote de 500g de tapioca granulada 

Sal e pimenta branca a gosto 

Modo de preparo:
Aqueça o leite em uma panela até ficar bem quente e desligue o fogo. Adicione o queijo e continue mexendo. Adicione a tapioca. Mexa bem. Acrescente o sal e pimenta. Misture bem. Despeje em uma travessa untada com azeite. Cubra com fita filme e leve à geladeira até endurecer bem (mínimo 2 horas). Retire da geladeira, corte em quadradinhos (dadinhos) e coloque no forno até dourar. Os dadinhos podem ser congelados e assados quando quiser.

 

Palitinhos doce e salgado

Podem ser feitos com várias frutas, como kiwi, melão, maçã, morango, uva e manga. Convide as crianças para participar e se divertir. As frutas devem ser picadas e espetadas em palitos.

Uma opção salgada é de palitinho feito com tomatinho cereja cortado ao meio, alternando com muçarela de búfala, espetados em palitinhos.

Outra possibilidade são os palitos de cenoura e de pepino. Corte em forma de palitos a cenoura e o pepino. Para servir, coloque em um copo com um pouco de água e limão.  


Confira também:
Menos é mais: como a calma, a meditação e o silêncio podem ajudar na rotina de seus filhos durante a quarentena


 

Escrever um comentário