Idealizada pela pedagoga, pesquisadora e médica italiana Maria Montessori, a pedagogia montessoriana oferece para a criança um ambiente preparado e proporciona liberdade para que ela possa desenvolver autonomia no seu processo de aprendizado.
Entre os benefícios do método montessori, os especialistas na área ressaltam que os pequenos e pequenas passam a ter senso-motor mais refinado, desenvolvem criatividade, aprimoram habilidades de percepção e observação, aprendem a ter iniciativa, entre outros.
Pensando em promover o desenvolvimento dos baixinhos nesse período de quarentena, medida adotada pelo governo como estratégia para conter o avanço do coronavírus, a Senses Montessori School, uma escola montessori de excelência, localizada em São Paulo, compartilhou com o Family Center 75 atividades montessorianas para que as crianças possam fazer em casa.
A lista foi desenvolvida pela escola e enviada para as famílias, com o propósito de permitir o desenvolvimento das crianças no contexto familiar. “Trazemos aqui algumas ideias de atividades que poderão transformar-se em experiências significativas na vida do seu filho, e proporcionar momentos valiosos de vínculo entre vocês”, diz o arquivo disponibilizado para pais e mães dos alunos.
A escola ainda ressalta que os adultos devem confiar na capacidade dos filhos e não fazer por eles uma atividade que os pequenos acreditam que possam fazer sozinha. Confira!
1 – Colocar as roupas para lavar e separar por cores;
2 – Dobrar e guardar as roupas;
3 – Organizar os brinquedos;
4 – Tirar o pó dos móveis;
5 – Arrumar a cama;
6 – Varrer o chão;
7 – Lavar a mesa ou cadeira;
8 – Lavar um vidro, porta ou espelho;
9 – Lavar brinquedos;
10 – Lavar a louça;
11 – Lavar pedras;
12 – Lavar o quintal;
13 – Dar banho no cachorro;
14 – Espremer laranja;
15 – Preparar um chá;
16 – Lavar frutas;
17 – Descascar ou cortar banana;
18 – Preparar uma receita especial;
19 – Regas as plantas;
20 – Alimentar os pets;
21 – Separar o lixo reciclável;
22 – Colher flores e fazer um arranjo;
23 – Cuidar da horta;
24 – Fazer tinta com flores (amassar pétalas com pilão e utilizar em atividades de artes)
25 – Transpor objetos (dois potes, objetos, colher ou concha ou pinça de gelo);
26 – Versar líquidos ou sólido (duas jarrinhas ou copos, água ou grãos);
27 – Abrir e fechar potes (pote plástico com tampa de rosca);
28 – Classificação na forma de gelo;
29 – Tambor com bexiga (lata de leite, bexiga e elástico);
30 – Chocalho de grãos;
31 – Xilofone com água (deixe colorido com papel crepom, tintas ou corante);
32 – Pandeiro (dois pratos de papelão grudados e guizos);
33 – Atividade sensorial – utilize recipientes iguais com diferentes materiais (grãos, pedras, água) para explorar o som;
34 – Dançar;
35 – Estátua;
36 – Amarelinha de fita crepe;
37 – Circuito de equilíbrio;
38 – Cama de gato de barbante;
39 – Reconhecimento corporal (nomeie ações para seu filho fazer em frente ao espelho: sorrir, abrir a boca, mostrar a língua);
40 – Encaixe de canudos;
41 – Circuito de parede;
42 – Caixa com fichas;
43 – Atividades com argolas;
44 – Carimbo d bandeja com isopor;
45 – Pintura com esponjas;
46 – Pintura com escova de dentes;
47 – Pintura no banheiro;
48 – Pintura com algodão;
49 – Pintura com papel crepom molhado;
50 – Pintura de gelo (congelar tinta em cubinhos de gelo e depois usar para pintar);
51 – Pintura com folhas secas;
52 – Pintura com plástico bolha;
53 – Giz de cera reciclado (separe giz de cera quebrados e leve em forminhas de gelo de silicone ao forno para derreter);
54 – Pintura no ziploc (tinta + gel de cabelo);
55 – Colagem do rosto (nomeie as partes do corpo);
56 – Desenho de observação (olhar um objeto e reproduzir);
57 – Massinha caseira (1 xícara de sal, 4 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de óleo, 1 colher de sopa de água, corante para colorir. Misture os ingredientes e amasse até que fique macia e não pegajosa. Guarde por três dias na geladeira);
58 – Brinquedos com material reciclável;
59 – Modelagem com argila;
60 – Atividades de dobradura;
61 – Colagem não convencional com elementos naturais;
62 – Pintura com bolinha de gude (colocar tinta e bolinhas de gude dentro de um pote; ir virando para pintar);
63 – Construção de brinquedos com papelão;
64 – Construção de brinquedos com isopor e palitos;
65 – Alinhavo no papel;
66 – Macarrão penne ou miçangas no barbante;
67 – Montar mini cidade com brinquedos da casa (carrinhos, casinha);
68 – Varal sensorial;
69 – Cesto de tesouros / Atividade sensorial e de linguagem para bebês. Nomeie os objetos escolhidos pela criança;
70 – Gelo surpresa (Escolher alguns pequenos brinquedos, colocar numa tigela com água e congelar);
71 – Resgate dos animais (prender animas de brinquedos com frita crepe);
72 – Quebra-cabeça;
73 – Brincadeiras com imãs;
74 – Cabana na sala;
75 – Adivinhar objetos pelo tato.
Fonte: https://sensesschool.com.br/
Leia também:
Quarentena: Como TV, celular, Ipad podem ser bons aliados das famílias?