Idealizada pela pedagoga, pesquisadora e médica italiana Maria Montessori, a pedagogia montessoriana oferece para a criança um ambiente preparado e proporciona liberdade para que ela possa desenvolver autonomia no seu processo de aprendizado. 

Entre os benefícios do método montessori, os especialistas na área ressaltam que os pequenos e pequenas passam a ter senso-motor mais refinado, desenvolvem criatividade, aprimoram habilidades de percepção e observação, aprendem a ter iniciativa, entre outros.

Pensando em promover o desenvolvimento dos baixinhos nesse período de quarentena, medida adotada pelo governo como estratégia para conter o avanço do coronavírus, a Senses Montessori School, uma escola montessori de excelência, localizada em São Paulo, compartilhou com o Family Center 75 atividades montessorianas para que as crianças possam fazer em casa. 

A lista foi desenvolvida pela escola e enviada para as famílias, com o propósito de permitir o desenvolvimento das crianças no contexto familiar. “Trazemos aqui algumas ideias de atividades que poderão transformar-se em experiências significativas na vida do seu filho, e proporcionar momentos valiosos de vínculo entre vocês”, diz o arquivo disponibilizado para pais e mães dos alunos.

A escola ainda ressalta que os adultos devem confiar na capacidade dos filhos e não fazer por eles uma atividade que os pequenos acreditam que possam fazer sozinha. Confira!

1 – Colocar as roupas para lavar e separar por cores;

2 – Dobrar e guardar as roupas;

3 – Organizar os brinquedos;

4 – Tirar o pó dos móveis;

5 – Arrumar a cama;

6 – Varrer o chão;

7 – Lavar a mesa ou cadeira;

8 – Lavar um vidro, porta ou espelho;

9 – Lavar brinquedos;

10 – Lavar a louça;

11 – Lavar pedras;

12 – Lavar o quintal;

13 – Dar banho no cachorro;

14 – Espremer laranja;

15 – Preparar um chá;

16 – Lavar frutas;

17 – Descascar ou cortar banana;

18 – Preparar uma receita especial;

19 – Regas as plantas;

20 – Alimentar os pets;

21 – Separar o lixo reciclável;

22 – Colher flores e fazer um arranjo;

23 – Cuidar da horta;

24 – Fazer tinta com flores (amassar pétalas com pilão e utilizar em atividades de artes)

25 – Transpor objetos (dois potes, objetos, colher ou concha ou pinça de gelo);

26 – Versar líquidos ou sólido (duas jarrinhas ou copos, água ou grãos);

27 – Abrir e fechar potes (pote plástico com tampa de rosca);

28 – Classificação na forma de gelo; 

29 – Tambor com bexiga (lata de leite, bexiga e elástico);

30 – Chocalho de grãos;

31 – Xilofone com água (deixe colorido com papel crepom, tintas ou corante);

32 – Pandeiro (dois pratos de papelão grudados e guizos);

33 – Atividade sensorial – utilize recipientes iguais com diferentes materiais (grãos, pedras, água) para explorar o som; 

34 – Dançar;

35 – Estátua;

36 – Amarelinha de fita crepe;

37 – Circuito de equilíbrio;

38 – Cama de gato de barbante;

39 – Reconhecimento corporal (nomeie ações para seu filho fazer em frente ao espelho: sorrir, abrir a boca, mostrar a língua);

40 – Encaixe de canudos;

41 – Circuito de parede;

42 – Caixa com fichas;

43 – Atividades com argolas;

44 – Carimbo d bandeja com isopor;

45 – Pintura com esponjas; 

46 – Pintura com escova de dentes;

47 – Pintura no banheiro;

48 – Pintura com algodão;

49 – Pintura com papel crepom molhado;

50 – Pintura de gelo (congelar tinta em cubinhos de gelo e depois usar para pintar);

51 – Pintura com folhas secas;

52 – Pintura com plástico bolha;

53 – Giz de cera reciclado (separe giz de cera quebrados e leve em forminhas de gelo de silicone ao forno para derreter);

54 – Pintura no ziploc (tinta + gel de cabelo);

55 – Colagem do rosto (nomeie as partes do corpo);

56 – Desenho de observação (olhar um objeto e reproduzir);

57 – Massinha caseira (1 xícara de sal, 4 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de óleo, 1 colher de sopa de água, corante para colorir. Misture os ingredientes e amasse até que fique macia e não pegajosa. Guarde por três dias na geladeira);

58 – Brinquedos com material reciclável;

59 – Modelagem com argila;

60 – Atividades de dobradura;

61 – Colagem não convencional com elementos naturais; 

62 – Pintura com bolinha de gude (colocar tinta e bolinhas de gude dentro de um pote; ir virando para pintar);

63 – Construção de brinquedos com papelão;

64 – Construção de brinquedos com isopor e palitos;

65 – Alinhavo no papel;

66 – Macarrão penne ou miçangas no barbante;

67 – Montar mini cidade com brinquedos da casa (carrinhos, casinha);

68 – Varal sensorial;

69 – Cesto de tesouros / Atividade sensorial e de linguagem para bebês. Nomeie os objetos escolhidos pela criança;

70 – Gelo surpresa (Escolher alguns pequenos brinquedos, colocar numa tigela com água e congelar);

71 – Resgate dos animais (prender animas de brinquedos com frita crepe);

72 – Quebra-cabeça;

73 – Brincadeiras com imãs;

74 – Cabana na sala;

75 – Adivinhar objetos pelo tato. 

Fonte: https://sensesschool.com.br/

 


Leia também:
Quarentena: Como TV, celular, Ipad podem ser bons aliados das famílias?


 

Autor(a)

Escrever um comentário