“A conexão de pais e filhos não pode ser estimulada somente através do estar juntos, mas sim do fazer juntos.”

Júlia Dutra 

Que tal, você convidar o seu filho para ouvirem um podcast juntos?

Se você não tem esse hábito, eu te convido a vivenciar essa experiência prazerosa, que vai proporcionar um tempo de qualidade juntos onde podem desenvolver a imaginação, estimular a criatividade, ensinar valores e conhecimento sobre o mundo de forma lúdica para os pequenos.

Você pode explicar antes para ele que um podcast, que é como se fosse um programa de rádio sobre um assunto específico e que podem ouvir a qualquer momento! Eles surgiram em 2004, e de lá para cá vem ganhando cada vez mais espaço. O Brasil já é o segundo país que mais consomem podcast, segundo uma pesquisa do Spotify. E, neste contexto, os podcast infantis tem se tornado um fenômeno.

Um dos exemplos de podcast voltados para as crianças é o  “Era Uma Vez”. Por lá, eles contam histórias que transmitem valores e aprendizados – como amizade, respeito à diversidade, empatia e educação alimentar. O “Era Uma Vez” foi criado por Carol Camanho que queria “evitar mostrar a tela dos eletrônicos aos seus filhos, Nicolas, de seis anos, e Amanda, de dois, para não limitar a criatividade dos dois”. Ela afirma ainda que  o podcast é interessante para a criança pela desvirtualização que ele oferece. Sem vídeos (ou outros recursos visuais multimídia) elas soltam mais a imaginação delas, que criam suas próprias imagens daquilo que estão ouvindo.

O pesquisador em neurociência e educação Alfred Sholl-Franco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que “os podcast são interessantes para o desenvolvimento mental infantil. Entretanto, esse formato de áudio precisa estar integrado a outros estímulos, como o contato com a natureza, relações interpessoais e qualquer outra coisa que provoque os sentidos visuais, olfativos, táteis, auditivos, táteis e gustativos”.

Agora que sabemos os benefícios do podcast, eu desejo propor algo: Que tal criar o seu próprio podcast junto com sua família? 

Ele pode, inclusive, ir além de uma brincadeira divertida e virar até mesmo um grande presente!

Vou deixar aqui alguns passos, que vão ajudar você nessa grande brincadeira, ao lado da sua família.

  1. Vocês precisam escolher sobre o que desejam falar!  Se será uma história que aconteceu na família, uma música ou curiosidades …
  2. Escolha os integrantes da família que vão participar do podcast.
  3. Faça um roteiro
  4. Leia o roteiro em voz alta para irem treinando antes de gravar 
  5. Procure um lugar silencioso para gravar o seu podcast. Use o gravador do celular mesmo para gravar.
  6. Escolher quem da família que irá fazer a edição do podcast
  7. Enviar o seu podcast “caseiro” para familiares e amigos.

 

Links para se divertir e se inspirar

Era uma vez

Contam histórias que transmitem valores e aprendizados – como amizade, respeito à diversidade, empatia e educação alimentar.

 

Coisa de Criança

Explica perguntas complexas que a criançada costuma fazer: como surge o arco-íris? Por que o céu é azul? De onde vêm as ondas? Por que o mar é salgado? 

 

Histórias de ninar para garotas rebeldes

Contos de fadas sobre as mulheres extraordinárias que nos inspiram.

 

Programa Maritaca

Programa Maritaca vai além da contação de histórias, trazendo música, brincadeiras e dicas de livros para a garotada.  

 

Imagina só – Histórias para crianças

O projeto oferece às crianças histórias com vozes variadas, músicas, sons da natureza e efeitos sonoros que proporcionam uma experiência imersiva para o ouvinte.

Autor(a)

Escrever um comentário