Até o dia 23 deste mês (março), todas as escolas da rede pública e privada do Estado de São Paulo vão suspender as aulas devido ao avanço do coronavírus no país. A paralisação afeta a rotina das famílias e, na busca de uma alternativa para cuidar das crianças, as autoridades de saúde são enfáticas ao pedir para que pais e mães evitem contar com os avós como rede de apoio. Afinal, os idosos estão no grupo de risco que estão mais suscetíveis a pegar a Covid-19.

Com as crianças em casa, por tempo indeterminado, o Family Center preparou um guia com brincadeiras e atividades para que você possa entreter os filhos e filhas durante a pandemia do coronavírus e, se preciso, conseguir ter fôlego para as atividades em home office. Confira:

 

Atividades escolares

Para quem está preocupado com a ausência das aulas presenciais e está em busca de mais conteúdos educativos para os filhos (as), segue uma lista com sugestões das mais diversas áreas do conhecimento:

Português: três sites para que você possa ler histórias para as crianças mais novinhas:
https://contadoresdestorias.wordpress.com/

https://janelasobreoamor.wordpress.com/

https://historiasparaosmaispequeninos.wordpress.com/

Matemática: um site para as crianças aprenderem matemática brincando:
https://www.matific.com/bra/pt-br/home/

Astronomia: em inglês, o site possui variedade de jogos e atividades para ensinar astronomia:
https://www.jpl.nasa.gov/kids/

Resgate brincadeiras antigas

Quais eram suas brincadeiras preferidas na infância? Que tal mostrar para seu filho como você se divertia quando era criança? Pular corda, amarelinha, esconde-esconde… Sem dúvida, vocês vão adorar resgatar essas brincadeiras antigas.

Cozinhem juntos

Quem não gosta de um delicioso bolo de cenoura com chocolate para o café da tarde? Porém, esse momento pode ficar ainda mais gostoso convidando a criança para preparar a guloseima junto com você.

Dia da faxina

Vocês podem dar aquela organizada caprichada no quarto da criança ou, então, aproveitar o tempo livre para separar as roupas e brinquedos velhos para doar para instituições sociais. Mas deixe para levar toda doação apenas quando a situação estiver mais controlada, ok?

Libere o artista

Separe giz de cera, lápis colorido, guache, hidrocor, cartolina, sulfite, folha de papel pardo… enfim, vale tudo na hora de desenhar e pintar. Deixe os pequenos soltarem a criatividade. Depois, dá até para escolher algum desenho para enfeitar o quarto da criança.

Cinema com pipoca

Separe uma tarde para assistir os filmes preferidos do seu filho (a) ou, então, aproveite o momento para colocar em dia os filmes que há tempo você estava prometendo assistir com o pequeno. Não esqueça de preparar a pipoca!

Brincar de massinha

Geralmente, os pequenos adoram brincar de massinha de modelar e passam um bom tempo testando as formas e cores.

Contação de histórias

Algumas contadoras de histórias estão utilizando o Instagram para fazer aquilo que mais gostam: contar histórias. Sem dúvidas, as crianças vão se divertir! Para saber os dias e horários, siga os perfis: @emiliehistorias, @camila.genaro e @fafaconta.

 

Dicas de ouro

Já fez todas as atividades propostas aqui no guia e não sabe mais como ocupar o tempo ocioso das crianças? Então, acesse o portal www.tempojunto.com. Apesar da proposta do site ser sugerir brincadeiras para que pais e mães possam aproveitar mais o tempo juntos, há também opções de atividades para que os pequenos possam fazer sozinhos e, assim, você tem um tempo para trabalhar. 

Se você tem habilidades manuais, certamente vai adorar o “Kit de Sobrevivência para uma quarentena brincante”, elaborado pela Estéfi Machado, uma mãe muito talentosa e criativa. Você pode baixar o guia neste link: https://www.estefimachado.com.br/workshop-do-brincar.

Escrever um comentário