Trabalhar de casa e dar conta da educação e das atividades das crianças, ao mesmo tempo, requer organização, foco, empenho – e bastante paciência

Trabalhar de casa – o famoso home office – já é um hábito adotado por muitas empresas e profissionais que preferem, por diferentes motivos, exercerem suas atividades no conforto de seus lares. No entanto, desde a recomendação, por parte de governos do mundo inteiro, dos cidadãos praticarem o isolamento social para evitar o alastramento do novo coronavírus, o home office deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade. Mas muita gente teve – ou ainda está tendo – que aprender a funcionar eficientemente nesse cenário, sem perder a sanidade nem a produtividade. Dentro desse grupo, o mais desafiado, seguramente, são os pais de crianças pequenas que precisam, além de manterem suas atividades profissionais, darem conta da educação acadêmica, das atividades e da rotina intensa dos pequenos em casa. 

Para ajudar nessa tarefa, o Family Center reuniu algumas dicas valiosas para mantermos o trabalho em ordem, a mente sã e a família em harmonia. Confira:

  1. Crie um ambiente de trabalho
    Escolha um ambiente da casa em que você possa montar sua estação de trabalho – limpa e organizada – , se concentrar, falar no telefone e que as crianças saibam que, ali, é seu “escritório”: um lugar de atenção, silêncio e não de brincadeira. Isso ajuda elas a entenderem a separação das funções e que quando estiver ali, você não estará 100% disponível. Isso também auxilia você, a desligar a mente da função de pai ou mãe para estar 100% em sua versão profissional.
  2. Dress code – para todos!
    Tirar os pijamas – seu e das crianças – é fundamental para fazer seu cérebro entender que você está indo ao trabalho e mudar o mindset para ser o mais focado e produtivo possível. As crianças verão, também, que você está levando a sério o seu trabalho. – e assim, terão mais respeito as suas horas de home office.
    Preparar e trocar as crianças como se fossem para a escola também ajuda elas a entenderem que não é fim de semana nem estão de férias. A escola continua funcionando – mesmo que dentro de casa.
  3. Crie uma agenda – para você e para as crianças
    Planeje o dia das crianças e o seu – de modo integrado, na medida do possível. Isto é, se você produz mais de manhã, dê atividades mais longas e que requerem menos da sua atenção. De tarde, então, reserve para reuniões e telefonemas mais curtos e atividades de 30 minuto para os pequenos. O importante é que tanto eles, quanto você, tenham uma lista do que dever ser feito e em que horário. Assim, ninguém se perde. Colocar a agenda na geladeira – escrito ou com figuras, para os mais novos – ajuda todos a saberem onde devem a rotina da casa e a colaborar com ela.
  4. Seja transparente
    Avisar o seu chefe e a equipe – se eles ainda não souberem – que as crianças estão em casa e que você está se dividindo pode tornar os colegas mais empáticos caso haja alguma interrupção ou choro durante aquela reunião e torna o ambiente mais compreensível aos pais que estão na jornada dupla.
  5. Converse com as crianças
    Da mesma forma, é fundamental sentar e explicar aos pequenos a necessidade que os adultos têm de continuar trabalhando mesmo neste momento – e da ajuda que eles precisam de toda a família para poderem desempenhar o trabalho para o qual são pagos. As crianças, sobretudo as maiores, já podem entender que os pais nem sempre estarão disponíveis para brincar, resolver brigas, fazer lanches ou tirar as dúvidas daquela lição que lhes foi passada. Ser adaptável, colaborativo e autônomo são valores precioso que, certamente, eles irão aprender agora mais do que nunca.
  6. Seja flexível
    Saiba que as coisas não acontecerão sempre como idealizado ou planejado. Isso vale para as suas expectativas em relação a você – como pai, mãe e profissional -,  em relação aos seus filhos e em relação a fornecedores, parceiros e colegas de trabalho, que também devem estar lidando com crianças em casa. Todos estão se adaptando à nova rotina e precisam de compreensão e ajuda para adaptar as atividades, para mudar aquele projeto e para rever prazos quando inevitável. Paciência e tolerância, com adultos e crianças!
  7. Faça turnos
    Dividir os cuidados com as crianças entre pai, mãe e outro adulto que esteja na mesma casa é essencial para ninguém se sobrecarregar e todos poderem continuar com suas tarefas e rotinas de trabalho. Assumir as crianças de manhã e ter a tarde livre para trabalhar – ou vice-versa – faz com que as agendas fiquem menos pesadas e nível de stress não seja intolerável para apenas um dos responsáveis das crianças. A chave é: trabalho em equipe, sempre, no trabalho e em casa.
  8. Encontros online
    Conte com a tecnologia para te dar aquela força com os pequenos – e, de quebra, manter a socialização deles. Durante uma reunião que será longa ou para escrever um relatório demorado, peça a ajuda de amigos e da família para fazer chamadas de vídeo com as crianças e até mesmo ler historinhas, desenhar, jogar jogos online.
  9. Planeje atividades sem supervisão
    Dentro do dia da criança, pense em alguma atividades que elas possam estar sem um adulto por perto: montar um quebra-cabeça, montar Lego, fazer desenhos para uma exposição de arte em casa, tirar fotos de objetivos pela casa, fazer caça ao tesouro,  assistir a um documentário, ler. Isso vai garantir que sua reunião – ou aquela tarefa para a qual você precisa de mais tempo e concentração – possa acontecer sem interrupção. E as crianças estejam felizes e seguras!
  10. Prepare lanches e deixe-os acessível aos pequenos
    Deixar lanchinhos prontos – e acessíveis – pode economizar muito tempo e evitar interrupções durante seu horário de trabalho. Lave e corte as frutas e deixe-as perto de onde as crianças conseguem alcançar; separe biscoitinhos e iogurtes e deixe água sempre à mão. Isso pode deixar o dia muito mais fácil, além de muito mais gostoso.
  11. Faça pausas para brincadeiras
    Tente, entre uma atividade e outra da sua agenda de trabalho, parar e ir conversar com as crianças, elogiar um desenho que fizeram, ler uma página do livro ou apenas dar um carinho a eles. Passar o dia todo sozinho pode ser frustrante para os pequenos. Se conseguir, reserve 30 minutos no seu horário para ter um lanche com seus filhos ou fazer uma brincadeira rápida – isso vai reduzir os stress de todos e manter o elo entre a família, mesmo na rotina um pouco caótica em casa.

Confira também:
Quarentena: Como ajudar seu filho a estudar em casa?


 

Autor(a)

Escrever um comentário