Irritação, secreção, lacrimejamento, inchaço das pálpebras, vermelhidão e coceiras nos olhos. Esses são os principais sintomas da conjuntivite, uma inflamação na conjuntiva, que é uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente dos olhos. Geralmente, ataca os dois olhos e tem duração de uma semana a 15 dias.
De acordo com a oftalmopediatra Rafaela Modelli, a conjuntivite pode se manifestar de três formas: viral, bacteriana, e alérgica. “A mais comum em nosso meio é a viral, porém atendo em meu consultório muitas crianças com conjuntivite alérgica”, pontua.
Assim que a família perceber que a criança apresenta alguns dos sintomas, a recomendação é agendar uma consulta com um oftalmologista. “Apenas o oftalmologista, através do exame físico, conseguirá identificar qual o tipo da conjuntivite, e assim iniciar o tratamento”, explica.
E o tratamento depende do tipo de conjuntivite que se manifestou na criança. De acordo com a médica, nos casos virais, o tratamento é sintomático, ou seja, com colírios lubrificantes para dar maior conforto, e compressas geladas com água mineral ou filtrada. Quando a conjuntivite é bacteriana, é necessário utilizar colírio antibiótico.