Apesar de já ser bastante popularizada entre mães e pais, a disciplina positiva ainda é um assunto novo para muitas escolas. Enquanto diversas famílias já sabem colocar em prática as ferramentas de uma educação firme e gentil, o ambiente de ensino tem começado a se movimentar para entender melhor essa teoria, que preza por colocar limites de forma respeitosa, porém, ao mesmo tempo, incentiva a autonomia infantil.
Enquanto a educação tradicional adota uma postura mais severa e punitiva e a permissividade cede às vontades da criança, a disciplina positiva busca um equilíbrio. “A disciplina positiva é uma abordagem socioemocional que propõe ferramentas práticas baseadas em respeito mútuo e cooperação. Utiliza tanto gentileza quanto firmeza, ao mesmo tempo, e não é punitiva nem permissiva”, explica a psicopedagoga Ana Lúcia Grespan Neves Mancini, que também é educadora em disciplina positiva para professores e primeira infância.
Para a neuroeducadora Rosa Berto, a disciplina positiva é uma abordagem tanto filosófica quanto prática, na qual busca a conexão entre as famílias. “A palavra disciplina significa ensinar e cabe a nós adultos ensinar habilidades para que a criança se desenvolva em longo prazo”, afirma.
As famílias adeptas a esse método de educação sabem que aplicá-lo em casa traz inúmeros benefícios. Na sala de aula não é diferente, afinal, a disciplina positiva ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de vida, como: autodisciplina, resolução de problemas e responsabilidade.
“A disciplina positiva tece os ensinamentos de habilidades socioemocionais e desenvolvimento de personalidade dentro do tecido de todo e qualquer dia do ano letivo. Além de aulas específicas, os adultos modelam as habilidades que estão ensinando e as integram dentro do sistema de disciplina usado pela escola. O resultado é uma abordagem em toda a escola para uma disciplina efetiva e uma escola que, sistematicamente e intencionalmente, cultiva um ambiente e uma cultura escolar positiva”, pontua Ana Lúcia.
Ainda em sala de aula, uma ferramenta muito importante que deve ser desenvolvida é o encorajamento. “Quando os alunos são encorajados a expressar suas opiniões, têm escolhas ao invés de ordens e usam habilidades de resolução de problemas em grupo no qual se sentem muito mais confiantes ao expressar sua opinião”, acredita a neuroeducadora.
Rosa ainda destaca que toda conexão em sala de aula melhora quando não existe um ambiente autoritário. “A disciplina positiva é composta por métodos que convidam os alunos a focarem em soluções em vez de serem receptáculos de punições e recompensas. Os métodos proporcionam um clima seguro, no qual os alunos podem analisar seu comportamento, descobrir como ele afeta os outros e se empenhar em resolver problemas de forma eficaz para gerar mudança”, afirma.
Sendo assim, a disciplina positiva, quando aplicada na escola é mais uma oportunidade para que as crianças aprendam a nomear e reconhecer seus sentimentos, desenvolvendo empatia e compaixão.
Como a escola do seu filho (a) pode aplicar a disciplina positiva?
Se você já pratica a disciplina positiva com seu filho e/ou filha, certamente iria gostar que essas ferramentas também fossem adotadas pela escola, não é mesmo? Afinal, coerência e consistência são fundamentais na educação das crianças. Então, que tal sugerir essa abordagem numa próxima reunião de pais?
Como a aplicação da disciplina positiva se baseia em princípios claros, objetivos e práticos, a psicopedagoga e educadora Ana Lúcia Grespan Neves Mancini acredita que os conceitos podem ser apresentados na escola por meio de workshops, em que os professores possam aprender a se relacionar com os alunos de maneira gentil e respeitosa, especialmente diante dos comportamentos mais desafiadores.
“Os participantes aprendem através de dinâmicas e vivências que proporcionam uma profunda compreensão dos conceitos abordados e das ferramentas propostas. Além dos workshops, acompanhamos através de mentorias, grupos de discussão, materiais de apoio, assessorias especializadas, palestras e workshops para os pais, entre outras para complementar e potencializar o trabalho”, recomenda Ana Lúcia.
Ainda segundo a profissional, as práticas implementadas na escola são a base para justiça social e equidade nas comunidades de aprendizado e nas estruturas físicas escolares. “A disciplina positiva também é uma prática restaurativa focada no desenvolvimento para reparar erros e curar relacionamentos. Quando colocada em prática da maneira como foi concebida, a disciplina positiva é preventiva à medida que os alunos desenvolvem mais habilidades de autorregulação e resolução de problemas, os incidentes disciplinares diminuem”, complementa a psicopedagoga.
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Quadro de rotina: uma valiosa ferramenta da disciplina positiva
12 Comentários
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 incrível
Sou mãe e professora de Educação Física. Tive contato com a Disciplina Positiva através da Ana Lúcia. Atravéns dos workshops pude revisitar minha criança interior, seus medos e traumas. E a partir daí ter mais empatia na hora de ser mãe e educadora. Minha relação com meus filhos de 9 e 6 anos só tem melhorado e enriquecido cada vez mais. Pude perceber nas aulas que ministro maior conexão com meus alunos e até mesmo com a família deles. Se cada professor de ensino infantil e fundamental pudesse entrar em contato com esse conteúdo, com certeza teremoa futuras gerações mais empáticas e felizes.
Muito interessante esse tema! Achei bem esclarecedora as explicações da psicopedagoga Ana Lúcia,. Parabéns pela excelente abordagem do assunto!
A Ana Lúcia é uma educadora maravilhosa, aprendo e aprendi muito com ela sobre disciplina positiva, algo que uso hoje nas minhas aulas e na minha vida como mãe, uma profissional muito comprometida. Meus aplausos para vc Ana , como educadora, neuroeducadora e principalmente como pessoa.❣❣
Beijos
Paulinha
Parabéns pela excelente matéria!
Quanto mais divulgarmos a disciplina positiva melhor para sairmos dos antigos padrões e educar as nossas crianças com respeito e promover a formação de indivíduos que convivem melhor em comunidade.
Sou professor de Educação Física e gestor esportivo,
tenho o prazer e a honra de participar e fazer os workshop e mentorias com a Ana Lúcia Mancini, referência em Disciplina Positiva.
Gledson Beu
Próxima reunião da escola já vou sugerir que a escola adote essa abordagem. Inteligência emocional é tão importante quanto disciplinas tradicionais. Falem mais sobre disciplina positiva, para que mais pais se beneficiem dessa abordagem…👏👏👏👏
Texto muito bom!
Já participei de workshop de disciplina positiva com a Psicopedagoga Ana Lúcia Grespan Mancini, me senti muito mais segura e acolhida para lidar com meus filhos, foi um primeiro passo para a disciplina positiva. Acho que todas as escolas deveriam seguir essa linha
Já participei de workshop de disciplina positiva com a Psicopedagoga Ana Lúcia Grespan Mancini, me senti muito mais segura e acolhida para lidar com meus filhos, foi um primeiro passo para a disciplina positiva. Considero necessário a implementação do método nas escolas
A Disciplina Positiva é mais que uma técnica, um treinamento, É uma ferramenta de relacionamento e educação que, quando aplicada com efetividade, tem o poder de mudar a vida pessoal e profissional. Na educação de alunos e de filhos, no convívio com parceiros e amigos a relação fica fundamentada na “firmeza com gentileza”, no respeito. Na minha opinião, todas as escolas deveriam conhecer e aplicar a DP … Os benefícios são imensuráveis.
Eu, como educadora física, praticante e fã da disciplina positiva (e mais fã ainda de Ana Lúcia Grespan Neves Mancini) acredito ser fundamental a inserção da disciplina positiva nas escolas para manter uma conexão entre a educação do lar e a escolar. Seria uma continuidade da forma de educar nos dois ambientes facilitando uma abordagem mais rotineira na vida das crianças.
Fiz uma iniciação a Disciplina Positiva com a Ana, e foi a melhor vivência da minha vida dentro desta nova forma de educar. Levo pra vida, pro trabalho e para todos com quem estão ao meu lado.
Vivência única e que TODOS deveriam ter na vida.
Obrigada Ana!