No meu último artigo eu falei da empatia e disse que nós ensinamos empatia para as crianças sendo o modelo. Quero reforçar esse ponto porque todas nós mães nos preocupamos com a autoestima e autoconfiança dos nossos filhos, ressaltamos o tempo todo o quanto eles são importantes e queremos que se sintam valorizados e tenham respeito por si e pelos outros nos relacionamentos. Mas será que somos modelos para eles dentro de casa? Ainda mais agora com a quarentena? 

Como você cuida de você? Como demonstra para seu filho que suas necessidades também são importantes? 

É comum as mães colocarem os filhos (e quando não o marido e também a família e o trabalho) na frente dos seus próprios cuidados, porém essa atitude é quase que um salto de bungee jump sem paraquedas. É aquela velha história da máscara no avião: antes de socorrer quem está ao lado, lembre-se de colocar primeiro a sua máscara, porque sem fôlego você não é capaz de ajudar ninguém. 

Até aqui talvez o que eu estou falando não é nenhuma novidade pra você, mas o fato é: como conseguir tempo pra mim com todo mundo 24h dentro de casa?!

Eu sempre digo que o segredo para tudo nessa vida é a criatividade misturada com consciência e força de vontade! 

Primeiro você precisa reconhecer em que estágio está, o que anda fazendo, o que já está bom e o que pode melhorar, isso é autoconsciência. E nada de terceirizar a culpa aqui da falta de cuidados para o marido ou crianças. A responsabilidade pelo autocuidado é só sua. 

Eu sei que é difícil ser mulher, mãe, empreendedora, esposa, filha, etc. e ainda assim ter tempo, mas se você usar a criatividade e tiver força de vontade é possível encontrar vários momentos de pausa no seu dia para você. Esses momentos podem ser sozinhos ou até acompanhada. 

Seguem algumas dicas de como criar esse tempo pra você sozinha e também com sua família: 

  1. Na hora do banho, coloque uma música, spray com cheiro, óleo essencial ou até mesmo um chá. 
  2. Sabia que na Dinamarca é muito comum casas de banho comunitária nos bairros e eles servem chá a luz de vela para as pessoas antes do banho? Eu já tive essa experiência e te garanto que é muito agradável e revitalizante!
  3. Mesmo na hora das tarefas domésticas, como varrer a casa e lavar a louça, você pode aproveitar para colocar a sua música favorita e fingir que é a Alanis ou a Ivete e cantar bem alto no ritmo da música. Cantar é um ótimo exercício para a estimular o hormônio da felicidade.
  4. Enquanto prepara a comida ou arruma a mesa, você pode convidar as crianças para ajudar e dar um desafio a elas como: encontrar na casa algo para decorar a nossa mesa ou tentar descobrir os cheiros dos temperos. Esse exercício é ótimo para focar no momento presente e diminuir a ansiedade.
  5. Toda vez que você acordar procure olhar pela janela o céu e pense em motivos pelo qual você é grata. Ensine seus filhos a fazerem o mesmo.
  6. Antes de dormir converse com seus filhos sobre o que foi bom durante o dia e o que pode melhorar no dia seguinte.

É assim que incluímos na nossa rotina tempo e cuidados com a gente mesmo e também estamos modelando nos nossos filhos o autocuidado, a autoestima e autovalor.

Um beijo, com amor. 

Escrever um comentário